×
WhatsApp

Notícias

O que e a Educacao Socioemocional?

A educação socioemocional (em inglês, SEL – Social Emotional Learning) é formada por ações que têm como objetivo desenvolver o Quociente Emocional (QE) do indivíduo, fazendo com que ele tenha o que os especialistas chamam de Inteligência Emocional. Ou melhor, ter os valores e habilidades que permitem ao ser humano ter um melhor convívio em sociedade.
 
A partir de 2020, todas as escolas brasileiras terão de incluir as habilidades socioemocionais nos seus currículos.
 
Onde surgiu a educação socioemocional?
O conceito de educação socioemocional foi definido há cerca de 20 anos.
O pontapé inicial foi nos Estados Unidos, em 1994, onde um grupo de pesquisadores criou o CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning) com o objetivo de investigar o impacto da aprendizagem socioemocional na educação.
Hoje sendo uma das principais autoridades na promoção do aprendizado acadêmico, social e emocional integrado para todas as crianças da pré-escola até o ensino médio.
 
Quais são os pilares da educação socioemocional?
 
Em harmonia com os 4 pilares da educação definidos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser; os pilares que apoiam a educação socioemocional incluem: autoconhecimento, autogerenciamento, tomada responsável de decisões, habilidades de relacionamento e consciência social.
 
Quais são as principais qualidades e habilidades desenvolvidas?
 
Em pleno século XXI com o número alarmante de jovens desenvolvendo doenças emocionais como a ansiedade e a depressão; a educação socioemocional ajudam eles a lidar melhor com esse novo mundo.
As principais características desenvolvidas são: empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, honestidade, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
 
Qual é a importância da educação socioemocional para a vida acadêmica?
 
Através do aprendizado socioemocional, os alunos são capazes de absorver e aplicar valores e atitudes necessários ao longo da vida escolar.
Mas tudo isso também inclui contextos em casa e na comunidade, o que significa que este tema precisa ser abordado em todos os grupos que se relacionam com a escola.
O resultado desse processo é formar indivíduos com algo além do conhecimento - com a capacidade de colocar em prática projetos e sonhos e com a maturidade emocional necessária para serem bem sucedidos.

CONTATOS

FALE CONOSCO

Seu nome:

Seu e-mail:

Assunto:

Sua mensagem