×
WhatsApp

Notícias

Importancia do brincar para o desenvolvimento infantil.

Brincar! Esse verbo que remete a travessuras, correria e um pouco de bagunça, é tão sério que é mencionado tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente, como direito garantido por lei.
Toda criança tem o direito ao tempo de brincar e de aproveitar o momento de se envolver em atividades lúdicas.
 
O que acontece durante a brincadeira?
 
Brincar é ferramenta essencial para a criança desenvolver habilidades que farão toda diferença no seu desenvolvimento físico-emocional.
As crianças aprendem empatia, generosidade, cuidado com o outro, aprendem a se comunicar e a obedecer regras.
Também aprendem que os relacionamentos podem ter conflitos, que nem sempre serão vencedores e que precisam lidar com a frustração.
 
Qual a responsabilidade dos adultos nesse processo?
 
O desenvolvimento da criança é contínuo, espontâneo e natural. Nessa concepção a criança é vista como “agente ativo” do seu próprio desenvolvimento, tendo espaço para questionar, experimentar, errar, corrigir, julgar, criticar e refazer.
Assim ela tem um enorme prazer em cada descoberta e vai construindo os seus próprios conceitos.
Sim! Uma simples brincadeira de empilhar peças junto com os amiguinhos, ensina muito além da coordenação motora e organização espacial. E, é claro, os adultos são responsáveis por ajudá-las a desenvolver características positivas enquanto brincam.
 
Brincadeira é coisa séria! Nenhuma criança pode pular essa etapa fundamental do seu desenvolvimento.
Todas as nossas atividades são integradas em uma proposta lúdica, na qual o cuidado e a educação caminham inter-relacionados, priorizando o despertar do interesse e a curiosidade das crianças.

CONTATOS

FALE CONOSCO

Seu nome:

Seu e-mail:

Assunto:

Sua mensagem