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Em ano de Enem e outros vestibulares - Como controlar a ansiedade?

Um dos maiores desafios em ano de Enem e vestibular é conseguir controlar a ansiedade em meio a tantas expectativas e sonhos criados.
Ter a capacidade de equilibrar a constância nos estudos, obrigações diárias, atividades de lazer e os medos e inseguranças não é nada fácil.
Mas com algumas dicas, é possível reduzir a ansiedade ao longo do ano:

1. Tenha uma rotina organizada.

Pode parecer exagero, mas ter uma planilha com todas as atividades da semana vai ajudar muito a não perder o foco.
O importante aqui é o equilíbrio. Nada de ter picos de estudo intercalados a dias que não se consegue nem encostar nos livros.

2. Identifique as suas prioridades!

Aprenda a identificar os conteúdos e os seus pontos mais frágeis, vai ser o primeiro passo para se dedicar a eles de maneira mais focada e eficiente.
Você sabia? Lidar com as dificuldades é fundamental para reduzir a ansiedade e atingir o crescimento acadêmico.

3. Tenha momentos de lazer.

É importante ter válvulas de escape para se desligar um pouco desse ambiente de ansiedade.
Você pode ir ao cinema, teatro, ler um livro por prazer, praticar algum esporte, ou qualquer outra atividade ou hobby que te faça esquecer dos estudos e diminuir o estresse.
Um dos sinais que você precisa relaxar é ao apresentar sintomas de estafa: insônia, irritabilidade e choro com facilidade, desânimo, tristeza e angústia, dificuldade de concentração, palpitação etc.

4. Invista em atividades físicas.

Quando o corpo se movimenta, o organismo produz hormônios que geram sensação de prazer, felicidade e bem-estar. Após a prática vem o cansaço natural, essencial para o processo de descanso e recuperação.

E não precisa ser em uma academia, existem várias modalidades para você incluir em sua rotina: corrida, luta, musculação, dança, pilates e esportes em grupo.

5. Tenha um boa noite de sono.

Dormir bem todos os dias, é fundamental para repor as energias. O ideal é garantir pelo menos 7 horas de sono sem interrupções.
E nos dias que antecedem a grande prova, procure ir dormir sempre no mesmo horário.

6. Faça refeições balanceadas.

Nosso corpo precisa de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
Para evitar se sentir fraco ou adoecer durante o ano ou perto do dia da prova, inclua variedade de alimentos em todas as suas refeições.
Também evite exagerar nos doces — são pobres em nutrientes, e podem levar ao vício em açúcar que junto com a ansiedade pode gerar compulsão ou outros distúrbios alimentares.

7. Converse sobre os seus sentimentos.

Conversar sobre os seus medos e desejos com pessoas de confiança é uma ótima forma de diminuir a ansiedade antes da prova.
Você pode contar com o apoio de amigos, familiares ou até conversar com um psicólogo.

A ansiedade que muitos estudantes desenvolvem nessa fase precisa receber atenção e ser levada a sério. Lembrem-se que essa é só uma fase importante de muitas outras que vocês vão passar durante a vida, então mantenham o equilíbrio e cuidem da saúde! Boas provas!

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