As doencas mais comuns no primeiro ano escolar.

São muitas as emoções no primeiro ano escolar, tanto para as crianças quanto para os pais ou responsáveis.
E normalmente junto com essa fase de adaptação chegam também as doenças.
Pode ser um resfriado, tosse, diarréia ou uma infecção de garganta, a realidade é que, no período escolar, as crianças ficam doentes com maior frequência.

Por que as crianças ficam mais doentes quando entram na escola?

O principal motivo é a idade com que elas entram na escola. As crianças iniciam a vida em creches e berçários bem cedo, e a partir deste momento, o convívio com outras crianças, associado ao sistema imunológico ainda em formação, as deixam mais susceptíveis a doenças.
Com essa idade o sistema imunológico, que defende nosso corpo das infecções, ainda não amadureceu. Ou melhor, cada vez que a criança tiver contato com um vírus novo ela terá uma infecção, por ainda não ter os anticorpos necessários para evitar isso.

Quais são as doenças mais comuns no primeiro ano escolar?

Em creches e escolas as infecções virais são as doenças mais comuns, principalmente os resfriados, as doenças diarreicas e as doenças exantemáticas (que se iniciam com lesões de pele).
Além disso, grande parte das doenças são causadas por vírus, que se transmitem de uma criança para a outra com muita facilidade através das gotículas de saliva, já que na idade que costumam entrar na escola, os pequenos ainda tem esse costume de levar objetos até a boca e sempre colocar a mão na boca, e essa é a porta de entrada para os vírus causarem as infecções.

É possível aumentar a imunidade?

Infelizmente, não. O sistema imunológico tem seu próprio tempo para amadurecer e não podemos adiantar esse processo.
Mas para que o sistema imunológico em formação funcione bem, ele precisa de alguns nutrientes, vitaminas e sais minerais e tudo isso se encontra em uma alimentação equilibrada e saudável para o seu filho.
E deixar seu filho descansar bem, tendo uma noite de sono tranquila e tirando as sonecas durante o dia, faz com que o sistema imunológico esteja mais preparado para agir.

Quais cuidados são necessários para evitar as doenças?

Alguns cuidados simples, como a higiene das mãos, evitar bichos de pelúcia, e evitar ambientes fechados podem ajudar a reduzir este risco.
Os brinquedos devem ser de material que facilite a higienização. Além disso, é de suma importância manter sempre o calendário de vacinas atualizado de acordo com a idade do seu filho. Já que é a única coisa que, de fato, reduz o número de infeções.
Outra dica são as visitas periódicas ao pediatra, que são indispensáveis para receber orientações necessárias à proteção da saúde do seu filho.

Seu nome:

Seu e-mail: