PROPOSTA PEDAGÓGICA

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A proposta pedagógica do Colégio Sebastião de Abreu está de acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, atendendo às exigências da resolução Nº 372/02 do Conselho de Educação do Ceará.

A metodologia de ensino do Colégio Sebastião de Abreu está baseada no pressuposto de que as exigências significativas de aprendizagem e desenvolvimento precisam inter-relacionar conhecimento, autoestima, inserção e exploração de diferentes contextos. Desse modo, os saberes culturais selecionados pela relevância social geram no âmbito escolar, proximidade com o real e elaboram, portanto, condições para o trabalho com conhecimentos prévios, produzindo aprendizagens com significados.

Estabelecendo uma ação educativa baseada na formação de competências pessoais que ganhou espaço ao integrar os parâmetros curriculares nacionais, o Colégio Sebastião de Abreu opta por se aproximar de uma perspectiva sociointeracionista pela colocação de que o conhecimento é construído na interação sujeito-objeto e de que essa ação sobre o objeto é socialmente mediada. Para Vygotsky, a autonomia do sujeito e a regulação de suas ações constroem-se sobre interações… (Góes, 1991, p.1).