NOSSA HISTÓRIA

Nossa-História

Em 2017, o Colégio Sebastião de Abreu completa 33 anos mantendo presentes os mesmos objetivos e ideais de seus fundadores.

Para a fundação do Colégio – criou-se uma sociedade: Sociedade Maranguapense de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio, formada pelos casais: Walfredo de Abreu Machado e Jacinta Machado; José Olavo Rodrigues e Izelda Rodrigues.

O Colégio Sebastião de Abreu iniciou suas atividades em 1984, oferecendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, até a 7ª série. Funcionou, durante o primeiro ano, em sistema de entrosagem com o Colégio Juventus de Fortaleza.

Em 1985, conseguiu autorização para funcionar, e formou, em 1986, a 1ª turma de 8ª série. No ano seguinte obteve o reconhecimento do Conselho de Educação do Ceará, quando mais uma turma formou-se: a 1ª série do Ensino Médio. Em 1988, o Colégio já oferecia ensino até o 2º ano. Desde então, o Colégio Sebastião de Abreu teve o Ensino Fundamental e Médio reconhecidos, inserindo em 1999 o 3º ano do Ensino Médio. Atualmente, o Colégio Sebastião de Abreu oferece da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, contando com cerca de 750 alunos matriculados.

Foram diretores do Colégio Sebastião de Abreu: Sr. José Olavo Rodrigues e a Sra. Jaqueline Machado Bruno. A Sra. Waleska de Paula Machado Bessa assumiu a Direção do colégio em 1999, estando à frente da mesma até os dias atuais.

“Educar com liberdade e responsabilidade para um mundo melhor” foi o lema do Colégio desde o primeiro dia de aula, passado de uma direção à outra com o mesmo entusiasmo e dedicação dos primeiros anos. Para o desenvolvimento desse lema, o Colégio Sebastião de Abreu, teve como base o método da Compreensão Existencial (Conhecer, Sentir e Agir) implantado no Colégio logo no início com o incentivo do Professor Olavo e sob a orientação do Professor Leonel Pinto.

Quanto ao desenvolvimento de seus alunos, o Colégio Sebastião de Abreu sempre esteve atento ao crescimento total desses, e hoje mantém vários projetos de incentivo aos valores ligados ao método Conhecer, Sentir e Agir. Todos os projetos são desenvolvidos em sua plenitude durante cada ano, os mesmos representam a base do trabalho da atual direção, empenhada a cada dia em promover significativamente o desenvolvimento dos alunos, de maneira interativa, agradável e dinâmica.

Ao longo desses 33 anos, nos transformamos e crescemos sempre pautados no propósito de oferecer serviços educacionais de qualidade, que façam com que nossos alunos sejam bem-sucedidos em todos âmbitos e que sejam pessoas preparadas para aproveitar intensamente a vida.